Fonte:
Textos e Imagens.
Nuno Noronha // Peso e Nutrição – WWW.SAPO.PT

” 20 Mitos Sobre a Alimentação “

  - São muitos os mitos que envolvem alimentos que   ingerimos diariamente.

  Desmistificámos alguns com a ajuda de Ana Rita Lopes, da equipa de nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

1

Laranja com leite faz mal?

  – Totalmente falso. Quando adicionamos alimentos com muita acidez ao leite, este pode coalhar. Muito provavelmente foi neste facto que se baseou o mito. Mas nenhum alimento tem a acidez do estômago. Aí o leite vai forçosamente coalhar, ainda que não seja ingerido com laranjas… Do ponto de vista nutricional, a laranja é rica em vitamina C e o leite é rico em cálcio. Quando se juntam a nível digestivo a Vitamina C favorece a absorção do cálcio. Por isso uma laranja consumida com leite ou outro derivado são uma combinação excelente.

2

Os produtos light ou magros não engordam?

  – Todos os alimentos, com excepção da água, fornecem calorias. “Magro” refere-se a um produto com menor teor de gordura que o original, não necessariamente menos calorias. “Light” poderá indicar uma grande redução calórica ou uma redução pouco significativa.

Exemplo: chocolates e batatas fritas continuam a ser muito calóricos, mesmo na sua vertente light.

3

A água ingerida às refeições engorda?

 – A água não tem qualquer valor energético. A ingestão de 1 copo de água às refeições pode ter um efeito positivo na digestão e hidratação. Antes das refeições pode até ter um efeito saciante.

4

A batata engorda?

 – Como qualquer outro alimento a batata contém calorias. O que lhe aumenta as calorias é a forma como é confeccionada. Prefira cozida e assada.

5

Comer peixe não puxa carroça?

  – Na realidade este mito está relacionado com o facto do peixe ter melhor digestibilidade e menor valor energético, em média, que as carne em geral. É falso. As refeições de peixe são suficientemente nutritivas.

6

O azeite não engorda?

 – O azeite, tal como as outras gorduras, fornece 9 Kcal por cada grama, contribuindo desta forma para o valor energético diário ingerido. No entanto, o azeite é uma das gorduras mais saudáveis, uma vez que apresenta gordura mono insaturada, gordura ómega 9.

7

A melancia é muito “pesada”?

  – É falso. A sua composição é maioritariamente composta por água e as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. O que poderá acontecer frequentemente, é que, por ser tão leve, as pessoas tendem a abusar na quantidade que ingerem. E nesse caso, é normal que a sensação se assemelhe à de ter bebido muitos litros de água seguidos.

8

A laranja à noite faz mal?

  – Não. Apesar do ditado popular “de manhã é ouro, à tarde, prata, e à noite mata”, a laranja pode ser consumida em qualquer altura do dia. Pela sua riqueza e vitamina C, a laranja é importante para a boa saúde dos vasos sanguíneos e contribui para a fixação do ferro no organismo, para o crescimento e a cicatrização dos tecidos. Como quase todos os frutos, é também rica em água e pobre em calorias, pelo que encaixa bem na dieta para perder peso.

9

Existem alimentos bons e maus? 

  – Não existem alimentos bons, nem alimentos maus. Qualquer alimento pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e por isso o conselho para se ter uma alimentação saudável é variar o mais possível. Mesmo os alimentos ricos em gorduras ou em açúcar, não devem ser banidos da alimentação de uma pessoa saudável, mas ingeridos com conta, peso e medida.

10

A casca dos frutos é o

que tem mais nutrientes?

  – Parcialmente Verdade. Na verdade, é a casca dos frutos que contém maior teor de fibra, que auxilia no transito intestinal e perda de peso.

11

Fruta desidratada é tão

saudável quanto a fruta natural?

  – Mito. A fruta desidratada mantém grande parte das características nutricionais do fruto fresco, ao qual é retirado a água, contudo perde vitaminas, sobretudo vitamina C.

12

Tomar chá emagrece?

  – Apesar de alguns chás terem princípios activos que podem ajudar a alterar o metabolismo, para perder peso é necessário uma mudança de comportamento alimentar e o aumento da actividade física. Por si só, nenhum chá faz emagrecer.

13


O glúten é prejudicial a todos nós?

  – De uma forma geral, apenas as pessoas com uma intolerância comprovada ao glúten devem excluí-lo da sua alimentação. Contudo, alguns estudos mostram-nos benefícios numa exclusão temporária do glúten em doentes com síndrome do cólon irritável. Esta é uma exclusão que deve ser sempre feita com o acompanhamento de um profissional e que não se recomenda que seja feita para sempre, a não ser que se verifique de facto, uma intolerância ao mesmo.

14

A maçã é o melhor

fruto para emagrecer?

  – Não é verdade. O ideal é variar! 140 gramas de maçã tem cerca de 83 kcal, enquanto que a mesma porção de banana contém 136 kcal e de pêra 59 kcal.

15

O pão engorda?

  – Como qualquer outro alimento o pão contém calorias. O que o enriquece em calorias é o seu recheio, sobretudo se for rico em gordura. O pão é um alimento saciante e importante numa dieta variada e equilibrada.

16

Melancia e vinho é uma

combinação indesejável?

  – Sim. O fenómeno é simples de constatar: Pegue numa talhada de melancia e aplique algumas gotas de vinho. Ao fim de poucos minutos a melancia enrijece. Em causa está um fenómeno químico que provoca esta alteração na fruta. Atenção que isto não significa que as consequências sejam iguais aquando da digestão. Mas é importante ter em conta que poderá existir uma intolerância individual para esses dois alimentos. Por isso tente evitar esta combinação.

17

O ovo aumenta o colesterol?

  – Ovo não aumenta o colesterol LDL (mau colesterol), desde que ingerido cozinhado sem gordura. Dica: Utilize frigideiras anti-aderentes.

18

Sushi engorda?

  – Verdade. Deve controlar a quantidade que é consumida. Pode não acreditar mas uma pequena peça de sushi pode ter entre 8 a 53 calorias, dependendo do tipo de sushi que ingerir. Deve ter sempre em consideração que a quantidade de calorias de cada peça ou tipo de sushi pode variar de acordo com os ingredientes utilizados, bem como com a quantidade de açúcar usada no tempero do arroz. Se a isso juntar queijo-creme (do tipo Philadelphia) ou maionese, por exemplo, estará obviamente a aumentar o número de calorias.

19

Os alimentos integrais não engordam?

  – Os alimentos integrais fornecem mais fibra, no entanto, a sua composição em glícidos, proteínas e gorduras pode variar. O facto de um alimento ser integral, por si só, não significa que forneça menos calorias.

20

As carnes vermelhas são

prejudiciais à saúde?

  – Moderadamente todos os alimentos são importantes. Consuma no máximo 3 porções semanais de 120g. As partes magras das carnes de porco e vaca são menos calóricas e mais equilibradas nutricionalmente.

Fonte:

Nuno Noronha // Peso e Nutrição -> SAPO.PT